Série Curiosidades das Copas do Mundo

Publicado  quinta-feira, 13 de maio de 2010

A partir de hoje irei postar diariamente curiosidades sobre as Copas do Mundo.

Como primeiro tema, vamos falar sobre os países sede.
Dos sete campeões mundiais ao longo de 18 edições do torneio, seis, foram campeões pelo menos uma das vezes em casa. A excessão é o Brasil, que em seus domínios foi vice campeão no ano de 1950. Segue abaixo o ano em que cada seleção foi campeã em casa:
- Uruguai 30, Ítalia 34, Inglaterra 66, Alemanha 74, Argentina 78 e França 98
O Brasil também é a excessão por ser o único país a ganhar Copa do Mundo fora de seu continente. Na Suécia 58 e na Coréia/Japão 2002.
Desconsiderando as copas de 30 e 38. Todos os países sede chegaram pelo menos às oitavas de final. Sendo que em seis edições o anfitrião ganhou a copa (exatamente os times ditos anteriormente). Neste ano esta marca pode ser quebrada, já que a seleção sul-africana nunca passou da primeira fase de uma Copa do Mundo.
Também tivemos as seleções que em seus domínios fizeram as melhores campanhas em copas. São os casos de Suécia 58 (2º), Chile 62 (3º), México 70 e 86 (6º nas duas), Coréia do Sul 2002 (4º) e Japão 2002 (9º).
Alguns países foram ou serão sedes de um mundial mais de uma vez. São eles: Itália 34 e 90, Alemanha 74 e 2006, México 70 e 86, França 38 e 98, Brasil 50 e 2014.
Por quatro oportunidades os times campeões mundiais foram campeões na casa de outros campeões mundiais.
Itália 38 -> França, Uruguai 50 -> Brasil, Alemanha 90 -> Itália, Itália 2006 -> Alemanha.
De 18 copas: 10 foram na Europa (Alemanha(2), Suiça, Suécia, Itália(2), Espanha, França(2), Inglaterra), 7 na América ( México(2), Argentina, Uruguai, Brasil) e 1 na Ásia (Coréia/Japão). A 19ª edição será a primeira no continente africano.
A Copa do Mundo, a princípio, era para ser feita intercalando os continentes, sendo uma na Europa e outra na América. Porém já em 34 e 38 tivemos duas sedes na Europa. Pelo motivo da copa de 38 ter sido realizada na França, as seleções argentina e uruguaia boicotaram a Copa. Depois disso houve um revezamento entre os continentes (contando a partir de 58) , já que em 54 e 58 também foram duas copas na Europa.
Sendo assim, as sedes foram: 58 Europa, 62 América, 66 Europa, 70 América, 74 Europa, 78 América, 82 Europa, 86 América, 90 Europa, 94 América, 98 Europa. Interrompendo essa seqüência tivemos a copa na Ásia e agora, na África.
Em decorrência disso, a Europa ficará sem receber o torneio por duas copas (maior período até agora). 2010 na África e 2010 na América.
A princípio a Copa de 2018 deverá ser na europa, porém ainda não foi definida, Canadá e Austrália já demonstraram interesse.
A Copa de 86, a principio, era para ser sediada na Colômbia. Mas como o país passava por graves problemas financeiros a Fifa optou pelo plano B, o Brasil não quis sedir e então o México que 16 anos atrás havia sediado foi designado para ser anfitriã mais uma vez.

Missão: Eliminar o Corinthians

Publicado  quarta-feira, 12 de maio de 2010

O que acontece com o Flamengo na libertadores? Classificou-se com dificuldade em um grupo que tinham dois chilenos e um venezuelano. Claro, os times eram bons, não estou querendo tirar o mérito deles, mas o que acontece com esse time que arrancou no Brasileirão 2009.


Parece que o time da Gávea já estava predestinado para uma missão, foi a equipe escolhida e seu destino já estava traçado! Eliminar o Corinthians.

Classificou em último, ficou esperando até o final da primeira fase para ver se ia se classificar ou não e no fim acabou ficando com a ultima vaga, iria enfrentar logo o time com a melhor campanha.

Corinthians, ano do centenário, trouxe jogadores de peso e experiência para a libertadores. Danilo, Iarley, Tcheco, Roberto Carlos, Ronaldo... e acabou parando justamente no Flamengo, que teve a pior campanha, entre os classificados, e ainda por cima estava sem técnico.

Agora nas quartas o time entrou confiante no Maracanã, mas no jogo não! Levou TRÊS da Universidade do Chile, time o qual já tinha enfrentado pela primeira fase e não obteve nenhuma vitória em dois jogos.

Acredito que o time carioca tenha chances sim de reverter esse placar, mas acredito mais que o único motivo do Flamengo estar nessa libertadores foi eliminar o Corinthians.

Dunga divulga lista dos convocados para a Copa do Mundo

Publicado  terça-feira, 11 de maio de 2010

Brasileiros lamentam ausência dos “meninos da vila” e de Ronaldinho Gaucho

No início da tarde desta terça-feira (11) foram convocados os 23 jogadores que irão defender o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Sem fugir do esperado e apesar do apelo popular Dunga deixou de fora os santistas: Neymar e Paulo Henrique “Ganso”. Outra ausência sentida foi a do goleiro Victor, porém a surpresa ficou para a convocação do atacante Grafite, do Wolfsburg.

O assunto do dia nas ruas foi à lista de Dunga, após a convocação todos davam palpites sobre os 23 selecionados. “Eu gostei, mas acho que deveria ter levado o Gaucho, ele está jogando muito” afirma o estudante da federal do ABC, Gustavo Biffi. A ausência de Ronaldinho Gaucho foi sentida, porém menos do que à dos “meninos da vila”.

“Satisfatório, mas pedia ter sido melhor! Não teria sido cedo levar os dois (Neymar e Paulo Henrique), porque seriam reservas e ganhariam experiência” comenta o estudante, Arthur Pereira, que também lamentou a ausência de Ronaldinho Gaucho.

Apesar de não constarem na lista dos convocados para a Copa do Mundo, Ronaldinho e Paulo Henrique podem ser relacionados em caso de lesão de um dos jogadores selecionados. Dunga fez uma lista, que contém sete nomes de possíveis jogadores que poderão ser chamados nessas circunstâncias.

As opiniões dos Brasileiros se dividem quando perguntadas sobre a possibilidade do Brasil ser favorito e vencer a Copa do Mundo. “Acho que o Brasil não é favorito, nem mesmo se tivesse Neymar e Ganso, a Espanha é favorita!” afirma o estudante Matheus Turci. “Ainda acho que o Brasil é favorito, mas não deve ganhar” comenta a estudante Bruna Rodrigues, que complementa “Acho que teria dado diferença se Ronaldinho, Ganso e Neymar tivessem sido convocados, daria para ganhar! Mas neste ano vai dar Espanha”.

A seleção começa a preparação para a Copa do Mundo em Curitiba no próximo dia 21, a estréia na será dia 15 de junho contra a Coréia do Norte.

Jogadores Convocados – Segue abaixo a lista dos 23 jogadores selecionados para a Copa do Mundo de 2010 e também a lista dos sete suplentes.

Convocados - Julio César (Inter de Milão-ITA), Gomes (Tottenham-ING), Doni (Roma-ITA) Maicon (Inter de Milão-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA), Gilberto (Cruzeiro) Lúcio (Inter de Milão-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan-ITA) Felipe Melo (Juventus-ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Ramires (Benfica-POR), Elano (Galatasaray-TUR), Kaká (Real Madrid-ESP), Josué (Wolfsburg-ALE), Julio Baptista (Roma-ITA), Kleberson (Flamengo) Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla-ESP), Nilmar (Villarreal-ESP), Grafite (Wolfsburg-ALE).

Suplentes - Diego Tardelli (Atlético-MG), Ganso (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE), Marcelo (Real Madrid-ESP), Alex (Chelsea-ING), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) e Sandro (Internacional-RS).

Ícaro Leal

Flamengo x São José - Fotos

Publicado  

Aqui estão algumas fotos que tirei no primeiro jogo das quartas de final da NBB, confronto em que o Flamengo venceu.

Fotos: Ícaro Leal



Falta de Tempo

Publicado  

A falta de tempo fez com que eu deixasse de postar por 1 mês, vou postar diariamente agora! Nem que seja algum comentário curto!