Nos últimos dias foram grandes as polêmicas sobre dois assuntos na formula 1: o trabalho em equipe realizado pela Ferrari e Rubens Barrichelo.
No GP da Alemanha Felipe Massa deixou Fernando Alonso ultrapassa-lo após ordens da escuderia. O engenheiro pede indiretamente para o brasileiro ceder a posição e depois pede desculpas pelo ocorrido.
Não é de hoje que a Ferrari faz os pilotos trabalharem com os interesses voltados para eles. Em 2002, o alemão Michael Schumacher venceu o Grande Prêmio da Áustria depois de Rubens Barrichello ter praticamente parado o carro antes da linha de chegada.
Em 2008, poucos sabem, mas o finlandês Kimi Raikkonen facilitou a ultrapassagem de Felipe Massa no GP de Shanghai para que o brasileiro continuasse vivo na briga pelo título de pilotos daquele ano.
A Ferrari tem todo o direito de fazer seus jogos de equipe e escolher à quem privilegiar, mas a cada manobra, estratégia e manipulação nos resultados dos pilotos da escuderia, eles vão perdendo torcedores e ganhando antipatia geral.
Mas ela está no direito dela, afinal, a prioridade da equipe é obter resultados, ganhar campeonatos e ganhar dinheiro. Não dá para crucifica-los! Também não estou defendendo, mas só poderiam reclamar se estivesse no regulamento proibindo esse tipo de manobra.
Fazendo uma pequena analogia com o futebol. Se um atacante precisa marcar gols para ser artilheiro do campeonato. O time dele tem um penalti para bater, mas ele não é o batedor oficial. Na maioria dos casos o cobrador oficial cederia espaço para o atacante que precisa marcar gols bater o penalti.
Acima, citei três casos! O terceiro ninguém vai lembrar ou desconfiar por que era à favor de um piloto brasileiro.
Sobre a polêmica Barrichello vs Schumacher, o piloto alemão foi errado e imprudente ao jogar o carro do brasileiro contra o muro. A irresponsabilidade é tanta que por segundos não acaba ocorrendo uma batida e um grave acidente. Michael Schumacher, em 1997, também jogou o carro para cima de outro piloto, o canadense Jacques Villeneuve.
Naquela ocasião ele foi punido e desclassificado da competição, perdendo o título e também a segunda colocação no mundial de pilotos. A FIA precisa punir, para que não ocorra novamente.
Segue os vídeos abaixo:
Barrichelo vs Schumacher 2002
Raikkonen vs Massa 2010
Schumacher vs Villeneuve
Massa vs Alonso 2010
Barrichello vs Schumacher 2010
0 comentários:
Postar um comentário