Copa do Mundo de brasileiros

Publicado  quarta-feira, 14 de julho de 2010

Este texto eu fiz para um trabalho da faculdade. Foi antes da Copa do Mundo, mas é muito interessante.
desculpem a falta de postagens, voltarei a postar diariamente.

--------------------------------------------------------------------------------------
Anderson, Claudemir, Képler, Marcus, Liédson e Benny são jogadores brasileiros convocados para a Copa do Mundo de 2010. Pelo Brasil? Não, mas por outras seleções.

Anderson Luís de Souza, mais conhecido como Deco, será o único desses a jogar a segunda copa do mundo. Em Portugal, país pelo qual se naturalizou, defendeu times como Benfica e Salgueiros, mas foi no Porto que se projetou para o futebol mundial com os títulos da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Toyota na temporada 2003/04.

Devido sua forte ligação com o país, optou por defender a seleção lusitana. Com a entrada do técnico Luiz Felipe Scolari passou a ser convocado e rapidamente tornou-se o cérebro do time, logo em sua estréia, em 2003, o meia marcou o gol da vitória de Portugal sobre a Seleção Brasileira, na época a atual campeão do mundo, pelo placar de 2 x 1.

Para o técnico Luiz Felipe Scolari, campeão com o Brasil em 2002 e comandante da equipe lusitana no Mundial seguinte, não convocar Deco foi um erro que se transformou em um acerto. "Acho que um dos meus maiores erros quando a frente da Seleção Brasileira foi não contratar o Deco. Agora que estou com a seleção de Portugal, congratulo-me por não te-lo feito" comenta, segundo o site do jogador lusitano.

O jogador, agora com 32 anos, pretende se aposentar da seleção portuguesa após a Copa do Mundo. Em sua carreira, o jogador ganhou títulos por Barcelona e Chelsea, como a Liga dos Campeões da Europa 2005/06 e Campeonato Inglês 2009/10 respectivamente. Ganhou também alguns títulos individuais, como o prêmio de melhor jogador do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2006, em que o Barcelona foi vice-campeão.

Para o editor-executivo de esportes do jornal Zero Hora, David Coimbra, Deco teria vaga na Seleção Brasileira. “O Deco é um jogador que teria lugar na Seleção, por ter as mesmas características dos jogadores que vem sendo convocados como Kléberson e até mesmo o próprio Josué” disse David. Já o jornalista do canal ESPN, Celso Unzelte, diz que nenhum dos nomes citados na primeira linha deste texto teria espaço no time brasileiro, “Talvez o Liédson, que é melhor que o Grafite, por exemplo, mas em outro momento” afirma.

Outros brasileiros na seleção portuguesa são Liédson e Képler, conhecido como Pepe. O primeiro teve passagens por Flamengo e Corinthians, já o segundo é o atual zagueiro do Real Madrid. Apesar de ambos terem se naturalizado recentemente, Pepe em 2007 e Liédson em 2009, foram fundamentais nas eliminatórias para a Copa, torneio que disputarão pela primeira vez. Porém o zagueiro já tem experiência com a seleção, pois foi titular na Eurocopa de 2008.

Os outros jogadores são o nipo-brasileiro Marcus Túlio, o germano-brasileiro Claudemir, mais conhecido como Cacau, e o americano-brasileiro Benny. Outros jogadores foram preteridos e não vão para a copa como: Marcos Senna, que foi campeão da Eurocopa em 2008 pela Espanha, do ítalo-brasileiro Amauri, que chegou a ser convocado pelo técnico Dunga em 2009, mas busca defender a seleção italiana, e o germano-brasileiro Kuranyi que defendeu a Alemanha nas Eurocopas de 2004 e 2008.

Antigamente os jogadores podiam jogar pela seleção que quisessem. O brasileiro Mazzola foi campeão em 1958 e defendeu a Itália em 1962. A Espanha viu os craques Puskas e Di Stefano atuarem na Copa de 1962 pela seleção deles. Di Stefano ainda atuou pelas seleções da Colômbia e da Argentina, mas jogou apenas uma Copa do Mundo na carrreira. Ao contrário de Puskas, que jogou pela Hungria em 1954 e pela Espanha em 1962.

Nesse mesmo ano, de 1962, a FIFA fez uma reunião para definir as regras de naturalização de jogadores, e foi decidido que a partir da Copa de 1966 nenhum jogador que já havia atuado por uma seleção, poderia atuar por outra. Foi à única medida tomada pela FIFA relacionada à troca de nacionalidade dos jogadores. “A FIFA já vem tomando essas medidas desde 1962, ao proibir que alguém que já vestiu anteriormente uma camisa vista outra. E é só o que ela pode fazer” afirma Celso Unzelte.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, já vem demonstrando descontentamento com relação à naturalização de jogadores. Ele pretende no futuro criar mais regras para diminuir o número de jogadores sul-americanos naturalizados, como vem acontecendo no Futsal, em que a seleção italiana é formada por jogadores sul-americanos que possuem o passaporte italiano.

Segundo o jornal O País, de Moçambique, Blatter deu a seguinte declaração: “Há um excesso de jogadores sul-americanos, sobretudo do Brasil e da Argentina, que facilmente conseguem um passaporte do país europeu em que atuam. Isto pode fazer com que o Mundial de 2014 seja disputado, na sua maioria, por brasileiros e argentinos. Por isso, devemos (a FIFA) intervir”, disse.

Mas enquanto a FIFA não estabelece uma regra contra as naturalizações e não impõe limites referidos ao assunto, teremos que acompanhar cada vez mais brasileiro e optando por defender as seleções estrangeiras e deixando de lado a camisa verde e amarela pelo sonho de jogar em uma Copa do Mundo.


Ícaro Leal

0 comentários: