Brasil jogou mal, mas alcançou o primeiro lugar do grupo G

Publicado  sexta-feira, 25 de junho de 2010

Apesar do jogo entre Brasil e Portugal não ter sido como o esperado. O Brasil manteve a invencibilidade na competição e classificou-se em primeiro no grupo G. Juntamente, Portugal garantiu a vaga com o empate sem gols desta manhã. Quem não ficou feliz foram os marfinenses, que apesar da vitória por 3 à 0 nos norte-coreanos, não avançaram para as oitavas de final do torneio.


----

Comentários:

O time do Brasil mostrou ser muito dependente de Elano, Kaká e Robinho. A falta de jogadores de qualidade e expêriencia no meio-campo foi fundamental para que o jogo não fosse o bom. Julio Baptista sentiu o peso de jogar em uma Copa do Mundo e não encontrou o melhor futebol. Junto com ele Daniel Alves não sabia se atuava pela lateral-direita ou se ficava no meio-campo.

Dunga errou ao substituir Elano, deveria ter começado o jogo com Ramires, que é seu natural substituto e não com um lateral-direito improvisado. Outro erro foi trocar Felipe Melo, que saiu machucado, por Josué. O segundo volante da seleção teria que dar o lugar a Kléberson, que atua na mesma posição que ele.

Na verdade, Dunga ficou com medo do time português e quis ficar com 2 primeiros volantes, recuou Julio Baptista e tornou Daniel Alves mais ofensivo. A mudança, porém, não surtiu efeito e a demora na troca de Julio por Ramires contribuiu para a falta de ligação entre a defesa e os atacantes. O meio-campo estava tão perdido que até Lúcio, que é zagueiro, teve que subir para criar oportunidades de ataque.

Outro problema foi a maneira como o Brasil tentava chegar, ou era chutando de fora da área, ou tentando infiltrar individualmente para decidir. Quando se joga com uma seleção fechada, a exemplo a Coréia do Norte, a melhor maneira de fazer gols é tocando a bola rapidamente. Assim como foi feito em uma das únicas chances efetivas de gol do Brasil, em que Nilmar colocou uma bola na trave no primeiro tempo.

E por isso que o Brasil torna-se muito dependente do Elano e do Robinho, eles fazem com maestria os passes que o Brasil precisa para chegar na cara do gol. Outro que poderia fazer isso chama-se Paulo Henrique Ganso.

Mas o objetivo foi alcançado. Primeiro lugar no grupo sem perder. Agora é bola pra frente e rumar em busca do Hexa.

0 comentários: