Itália foi à Copa do Mundo?

Publicado  quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nesta Copa do Mundo as coisas estão realmente às avessas. Os resultados favorecem aqueles que apostam em zebras, acabam com qualquer chance de realizar prognósticos para as próximas rodadas. E sendo assim, quem esperava uma vitória da Eslováquia sobre a atual campeã Itália? Duvido muito que várias pessoas tenham pensado dessa maneira.


Pois foi o que realmente aconteceu, para desespero dos Ítalo-Brasileiros ou dos Pseudo-Italianos, a Itália está fora, e na primeira fase.

No início dessa mesma copa escrevi dizendo sobre meus palpites para as próximas fases, acredito que até agora o que mais errei foram as eliminações das finalistas da última copa, fato que é inédito na história de 80 anos do mundial.

A Itália foi mal, a zaga não era sólida, o meio não fazia ligação alguma com o ataque, e os atacantes não tinham e não criavam oportunidades de gol. Danielle de Rossi, que jogou tão bem no jogo contra a Nova Zelândia, sumiu em campo, e se não me falha a memória eu só ouvi o nome dele quando o narrador estava dizendo a escalação para o jogo.

No banco sem poder fazer nada estavam Andrea Pirlo e Gianluigi Buffon, sofrendo, agonizando, tentando fazer aquilo que não estavam ao alcance deles, jogar. Pirlo se recuperava de uma lesão muscular e Buffon de uma lesão na coluna.

Em campo, só haviam jogadores de idade avançada, ou jogadores sem tanta experiência em grandes clubes, e foi o que faltou para a seleção italiana. A falta de renovação conciliada com a experiência foram cruciais para o fracasso. Pirlo até entrou em campo, e a melhora foi absurda, as chances surgiram e a seleção melhorou horrores, criou chances e perigo de gol.

Mas não o suficiente em parar uma seleção que tem descendência (vamos dizer assim) da antiga Tchecoslováquia, que foi campeã européia em 1976 e vice-campeã das Copas de 1934 e 1962. Então não foi para qualquer seleção a derrota, mas é frustrante, afinal, para a grandeza da Itália a Copa do Mundo só começa nas oitavas de final, ou seja, a Itália não foi à copa.

0 comentários: