Evolução japonesa no futebol

Publicado  quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quando começou o jogo entre Japão e Dinamarca, hoje, não estava muito animado para assistir, procurei mudar de canal para ver se iriam transmitir a outra partida, que era a que me interessava de verdade. Queria ver a Holanda jogar, invicta e provável adversária do Brasil nas quartas de final dessa Copa do Mundo.


Pois bem, não achei o jogo e me contentei em assistir à Dinamarca e Japão. Foi a melhor coisa que fiz, o time japonês não deixou barato e partiu pra cima dos europeus. Quem diria, o time teve em uma das primeiras oportunidades efetivas de ataque uma falta distante do gol, para muitos, o normal seria o chuveirinho, mas não foi o que Honda fez. Golaço! Pensei talvez que fosse sorte.

Segunda falta, dessa vez bola na entrada da área, gol! Não lembro o nome do jogador, mas de fato sabia muito bem quem ensinou os japoneses a bater faltas daquela maneira. Zico!!

Incrível, a evolução japonesa no campo, no esquema de jogo e nos fundamentos do futebol. Claro, o técnico atual tem méritos também, mas o principal responsável por essa evolução japonesa é o nosso Zico. Pra ele faltas eram como penaltis, e no jogo de hoje foi assim.

Os dinamarqueses procuraram não fazer faltas na entrada da área, ou perto dela. A mira japonesa estava calibrada, diferentemente das mãos de Sorensen, que quase engoliu um peru ao arriscarem um chute do meio do campo.

Em sua quarta copa seguida, a melhor colocação japonesa foi em 2002, quando alcançaram às oitavas de final e terminaram em nono na classificação geral do torneio. Neste ano, eles vieram para fazer história. Essa seleção vai dar trabalho para o Paraguai e dependendo de como forem os cruzamentos podem chegar em uma eventual semi-final.

0 comentários: